sábado, 16 de fevereiro de 2008

Michel Leme & A Firma


Michel Leme, um dos guitarristas mais ativos no cenário paulistano, está lançando seu novo disco intitulado “Michel Leme & A Firma”. É muito importante ressaltar o comprometimento do músico com a música que, mesmo nestes tempos difíceis do mercado fonográfico, lança pelo menos um novo CD por ano.

Mantendo o padrão de seus discos de gravar sempre com uma equipe diferente, o CD contou com os músicos Serginho Machado (bateria), Cássio Ferreira (sax) e Thiago Alves (baixo). Também estava presente o saxofonista Raphael Ferreira que tocou na faixa “Então”.

Os trabalhos do guitarrista são sempre chocantes, com momentos intensos e também introspectivos. Michel, conhecido por seus famosos improvisos, consegue englobar todas as fases musicais por que passou, sempre criando dissonâncias em momentos interessantes das músicas, o que torna seu trabalho sempre inovador, moderno e criativo.

O CD começa com “Cha-Cha Malícia”, faixa com muito swing em sua levada e com uma bonita introdução de sax. Neste começo do disco, os músicos já mostram porque foram escolhidos por Michel para a gravação deste disco.

“Relax em Apucarana” é uma música de altíssimos e baixos, divertidíssima, em que a banda choca o “relax” com momentos inusitados de grande agitação.

Outro bom momento do trabalho é a faixa “Merengue Maneiro”. De levada latina e improvisos suaves, o guitarrista demonstra como é possível inovar misturando sempre mais de um estilo musical.

“Então”, música que conta com a participação de Raphael Ferreira, tem o estilo já conhecido de Michel em que o músico dobra as vozes do tema com instrumentos de sopro e corda. Em faixas como esta que verificamos a grande influência de músicos como Hermeto Pascal nas composições de Michel Leme, que traz também outras características como preenchimento da música com instrumentos percussivos, improvisos sobrepostos e muita energia.

Michel continua surpreendendo com seus trabalhos cada vez mais maduros, espontâneos e cheios de novidades. A característica de sempre utilizar novas formações nas gravações traz sempre uma nova cor para seu som.

Para conhecer mais sobre o trabalho do músico e saber como adquirir seus CDs acesse: www.michelleme.com.

Rodrigo Almeida